Em 2020, o governo federal lançou o famoso app do Caixa Tem. O aplicativo foi criado com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que precisavam receber benefícios como o Auxílio Emergencial, por exemplo. Desde então, o programa caiu no gosto popular.
Mas desde a criação do app, criminosos também têm explorado suas brechas de segurança em um golpe que já desviou R$ 2 bilhões. Agora, a Polícia Federal (PF) está no encalço dessa organização criminosa.
Neste sentido, usuários de todo o país que costumam utilizar o Caixa Tem para movimentar dinheiro de programas como o Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Pé-de-meia, por exemplo, precisam estar em alerta.
Como o golpe do Caixa Tem funciona?
Para ajudar a entender como o golpe do Caixa Tem funciona, listamos abaixo uma espécie de organograma tomando como base as informações divulgadas pela própria Polícia Federal (PF):
- o aos dados:
Criminosos obtêm informações pessoais de beneficiários, como F, muitas vezes subornando funcionários da Caixa Econômica Federal e de lotéricas.
- Invasão no Caixa Tem:
Com os dados em mãos, os golpistas am o aplicativo como se fossem o verdadeiro beneficiário.
- Roubo e prejuízo:
O dinheiro é sacado ou transferido para contas falsas. As vítimas precisam abrir processos de contestação para tentar reaver os valores.
Dados oficiais indicam que de 2020 a 2025, 749 mil processos de contestação já foram registrados, segundo a Polícia Federal.
A operação da PF
A Polícia Federal realizou no último dia 15 de abril uma grande operação envolvendo 23 mandados de busca e apreensão em cidades do Rio de Janeiro (Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Macaé e Rio das Ostras).
De acordo com as informações oficiais foram apreendidos 20 celulares, 6 notebooks, 2 veículos e diversos documentos. Eles ainda afirmaram que 16 investigados foram alvo de medidas cautelares.
Todos esses envolvidos podem responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e iva e inserção de dados falsos em sistema de informação, com penas que podem chegar a 40 anos de prisão.
O que diz a Caixa Econômica Federal
Por meio de uma nota oficial, a Caixa Econômica Federal afirmou que coopera integralmente com as investigações da Polícia Federal.
Além disso, o banco afirmou que monitora continuamente seus sistemas para prevenir fraudes, e que disponibiliza a opção de contestação para movimentações suspeitas do FGTS ou benefícios sociais.
A Caixa também orienta seus clientes a buscarem mais informações e dicas de segurança no site oficial: www.caixa.gov.br/seguranca.
O Caixa Tem
O Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, normalmente utilizado para o recebimento de benefícios sociais do governo federal. Neste mês de abril, por exemplo, estima-se que milhões de brasileiros poderão receber o saldo em suas contas.
Através do próprio app, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Em caso de problemas específicos com a sua conta no Caixa Tem, a dica é procurar um agente da Caixa em uma sede do banco.
O aplicativo foi oficialmente criado em 2020 com o objetivo de facilitar os pagamentos do Auxílio Emergencial, programa que foi criado para ajudar os trabalhadores informais na pandemia do coronavírus. Mesmo depois do fim daquelas liberações, a Caixa Econômica Federal optou por manter as liberações deste dispositivo.
Através do app, por exemplo, o cidadão consegue usar o dinheiro do Bolsa Família sem maiores complicações. Em geral, a Caixa Econômica Federal garante que o sistema é seguro, e que os cidadãos não precisam se preocupar com possíveis falhas no sistema.
Isso significa que, mesmo com a existência de golpes, seguir usando o Caixa Tem ainda é a melhor opção para quem deseja ter mais facilidade no dia a dia.