Começou a corrida do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desde já, o candidato que deseja economizar precisa agir rápido. A partir desta segunda-feira (14), é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição.
É preciso atentar para os prazos. Isso porque a solicitação da isenção da taxa de inscrição só vai poder ser feita até o dia 25 de abril.
Mas não adianta só querer. Também é preciso se encaixar nos critérios e apresentar os documentos certos, principalmente se você faltou ao Enem do ano ado.
Quem pode solicitar a isenção da inscrição?
De acordo com o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep), têm direito à isenção:
- Quem estiver no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2025;
- Quem concluiu todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e tiver renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
- Quem for de família de baixa renda inscrita no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Como solicitar a isenção
Se você se encaixa no grupo de pessoas que pode solicitar a isenção, o próximo o é realizar o procedimento na prática. Para tanto, não é preciso sair de casa.
Basta seguir o o a o abaixo:
- ar o site enem.inep.gov.br/participante;
- Informar F, data de nascimento, e-mail válido e telefone;
- Preencher corretamente o formulário e criar cadastro na Página do Participante;
- Justificar ausência no Enem 2024 (caso tenha sido isento e faltado).
Faltei ao Enem do ano ado
Se você foi beneficiado com a isenção no Enem 2024, mas não compareceu à prova, precisa apresentar uma justificativa com documentação oficial. Veja alguns exemplos aceitos:
- Boletim de ocorrência (assalto, acidente etc.);
- Comprovante de emergência médica ou internação;
- Certidão de nascimento (caso de maternidade/paternidade);
- Mandado de prisão;
- Documento de intercâmbio ou mudança de cidade;
- Certidão de casamento ou óbito (em caso de perda familiar no período da prova).
Mas é preciso ter atenção nesta etapa: documentos autodeclaratórios ou assinados por pais/responsáveis não são aceitos. O próprio sistema só aceita justificativas após o pedido de isenção ter sido feito corretamente.
Cronograma de datas do processo de isenção
Mesmo depois de enviar a solicitação, é preciso ficar de olho ao cronograma das datas da liberação. Veja abaixo:
- 14/4 a 25/4 – Período para pedir isenção e justificar ausência no Enem 2024
- 12/5 – Resultado da análise das justificativas e pedidos de isenção
- 12/5 a 16/5 – Período para interposição de recurso
- 22/5 – Resultado final após recursos
O Ministério da Educação indica que quanto mais cedo você solicitar a isenção na taxa de inscrição, melhor. Isso porque deixar para declarar mais tarde, pode ser perigoso. O sistema pode ficar sobrecarregado nos últimos dias.
Bolsa para quem fez o Enem
O ministro da educação, Camilo Santana confirmou em entrevista recente que o governo federal deverá começar a pagar um novo auxílio mensal para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2024.
Trata-se do Pé-de-meia licenciatura. A ideia é realizar pagamentos de R$ 1.050 por mês para os estudantes que realizaram o Enem do ano ado e que escolherem licenciatura através do sistema do Sisu desse ano de 2025.
Camilo Santana argumentou que o lançamento oficial do novo benefício será benéfico para os estudantes. Recentemente, ele lançou uma campanha de comunicação na televisão para que os estudantes soubessem que o programa já está disponível.
Existe uma avaliação dentro do governo federal de que essa medida ainda é pouco conhecida por boa parte dos alunos. Por isso, a campanha tem o objetivo de fazer com que eles saibam da existência desse saldo.