Dentro de menos de uma semana, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional, também conhecido como Vale-gás. Trata-se de um dos maiores programas de transferência de renda do país.
Dados oficiais recentemente divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social indicam que mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões estão aptas ao recebimento do benefício social neste momento.
O benefício consiste no pagamento de um patamar em dinheiro para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que estas pessoas usem a quantia para comprar o botijão de gás de 13 quilos.
Quem pode receber o Auxílio-gás em abril?
Neste mês de abril, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados no próximo dia 15. Para ter direito ao benefício social é preciso seguir todas as regras indicadas abaixo:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, bem como usuários do Bolsa Família têm prioridade no processo de seleção.
O que fazer para receber o Auxílio-gás em abril?
De acordo com o governo federal, não existe um processo de inscrição direta no Auxílio-gás nacional. A seleção é feita de maneira automática, com base nas informações indicadas no Cadúnico.
Portanto, o meio correto de receber o Auxílio-gás é se inscrevendo no Cadúnico. Essa é a lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Para se inscrever no Cadúnico é preciso entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Isso porque o processo de seleção para a lista normalmente varia a depender do município.
Se você já faz parte do Cadúnico, e ainda assim não recebe o Auxílio-gás nacional, a dica é atualizar o cadastro o quanto antes para voltar a ter direito de receber o saldo em sua conta.
Lembre-se de que as pessoas que se inscreverem no Cadúnico certamente não terão mais tempo de receber o Auxílio-gás nacional em abril. Mas a inscrição poderá ser analisada novamente nos meses seguintes.
O calendário de pagamentos
Assim como acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional também indica que os rees precisam ocorrer de maneira escalonada.
Na prática, isso significa que é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Veja no calendário abaixo:
- 15 de abril – NIS final 1
- 16 de abril – NIS final 2
- 17 de abril – NIS final 3
- 22 de abril – NIS final 4
- 23 de abril – NIS final 5
- 24 de abril – NIS final 6
- 25 de abril – NIS final 7
- 28 de abril – NIS final 8
- 29 de abril – NIS final 9
- 30 de abril – NIS final 0
Como saber se posso receber o Auxílio-gás em abril?
Desde já, qualquer cidadão pode conferir se foi selecionado para os pagamentos de abril do Auxílio-gás nacional. Para realizar essa consulta, aliás, você não precisa sair de casa.
A verificação pode ser feita de maneira remota através do aplicativo do Caixa Tem, ou presencialmente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
Ampliação do Auxílio-gás
Ainda em agosto do ano ado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um projeto de lei com o objetivo de expandir o Auxílio-gás nacional. A ideia era elevar o número de beneficiados dos atuais 5,6 milhões para 20 milhões de famílias de maneira escalonada até dezembro de 2025.
Essa ampliação representaria um aumento substancial na disponibilização de recursos do governo federal, e foi justamente isso o que gerou preocupação dentro do mercado financeiro.
Diante de toda essa repercussão, o governo federal decidiu voltar atrás e não vai mais colocar em prática esse projeto que eleva o tamanho do Auxílio-gás nacional. Para 2025, portanto, as regras e os valores seguirão basicamente as mesmas que foram registradas em anos anteriores.